O mais importante é o diálogo

A ideia do empowerment (empoderamento) é observada já há alguns anos em relatórios de empresas que estudam tendências em todo o mundo. Ela chegou ao mainstream mundial recentemente e tomou muita força com as redes sociais. O conceito da tendência é positivo, pressupondo maior aceitação das diferenças, mais comunicação nas relações humanas e entre empresas e seus clientes, e até estabelecimento de parcerias do tipo “ganha-ganha”. Mas infelizmente é preciso considerar que nem todas as pessoas têm consciência da responsabilidade que traz o poder. 

Falar o que se pensa e agir como se quer não são comportamentos valorizados pelo empowerment. Não é assim que funciona, caso contrário teríamos somente geração de caos.

Empoderar não significa dar poder a um e tirar do outro. Significa dar poder de voz a todos. E requer bom senso no uso desse poder. 

Um grupo de pessoas se sentindo empoderado, se não tiver respeito, empatia e consciência de relacionamento humano, pode cair na armadilha de incitar a intolerância. Uma empresa se sentindo empoderada, se não tiver ética, discernimento e sensatez pode cair na armadilha de explorar e desvalorizar o cliente. E vice-versa.

O mais importante no empoderamento é o diálogo. Sem ele, as relações inevitavelmente viram briga por poder, pelo simples poder.

Comments

Popular Posts