O mais importante é a educação
Acha ruim que a polícia é corrupta? Mas aproveita que falta fiscalização, para agir fora da lei. Ah, mas a lei é feita pelo "sistema", que é corrupto, certo? Ok, mas na hora de exigir os direitos, usa essa lei como base de defesa.
Não tem problema fazer gato em instalações elétricas, devolver troco errado, parar em vaga exclusiva, comprar carta de motorista, jogar lixo na rua, furar fila, sonegar impostos, comprar produtos piratas, colar na prova, pois não são coisas que faz “mal” a milhares de pessoas, como os corruptos, que roubam milhões, certo? Errado, alguém sempre sofre e paga a conta. Sempre.
É mais fácil deixar a educação de lado, ser o "mais esperto", dar o "jeitinho brasileiro", afinal o Brasil é uma bagunça mesmo, né? Humm...será que a política brasileira é um reflexo dessa cultura, e não a fonte do problema?
O povo brasileiro sofreu séculos sendo explorado, e talvez por isso tenha essa ferida tão arraigada em sua cultura. Mas não dá pra continuar se apoiando nessa síndrome de coitadinho pra cometer delitos, sejam eles pequenos ou gigantes. Pobreza não justifica desonestidade. Riqueza também não.
Sempre, e hoje em dia mais do que nunca, o mais importante é a educação. E educação pressupõe conhecer a si mesmo, aprender a se relacionar, respeitar o outro, e seu espaço. Significa entender seus direitos e respeitar seus deveres.
Um país educado não é o que tem um grande número de crianças matriculadas em escolas, é o que tem a maior parte de sua população consciente, formada e informada, capaz de mudar uma cultura ruim.
Brasil, chega de pensar que o mundo é dos espertos.
Comments
Post a Comment